Alex

Alex

terça-feira, 6 de julho de 2010

Christus Dominus

CRISTO SENHOR, Filho de Deus vivo, veio para salvar o seu povo dos pecados¹ e santificar todos os homens. Como Ele próprio foi enviado pelo Pai, assim também enviou os seus Apóstolos. ² Santificou-os, por esta razão, dando-lhes o Espírito Santo, para que eles, por sua vez, glorificassem o Pai sobre a terra e salvassem os homens, “para a edificação do Corpo de Cristo” (Ef 4,12), que é a Igreja.
Nesta Igreja de Cristo, o Romano Pontífice, como sucessor de Pedro, a quem Cristo confiou suas ovelhas e seus cordeiros para apascentar, tem, por instituição divina, poder supremo, pleno, imediato e universal na cura das almas. Por esta razão, ele, como pastor de todos os fiéis, tendo a missão de procurar o bem comum da Igreja universal e o bem de cada uma das Igrejas particulares, possui o primado do poder ordinário sobre todas as Igrejas.
Mas também os Bispos, postos pelo Espírito Santo, sucedem aos Apóstolos como pastores das almas. ³ Juntamente com o Sumo Pontífice e sob sua autoridade receberam a missão de tornar perene a obra de Cristo, o Pastor eterno.4 Pois Cristo confiou aos Apóstolos e aos seus sucessores o mandato e o poder de ensinarem todas as gentes, santificarem na verdade e apascentarem os homens. Os Bispos, portanto, pelo Espírito Santo, que lhes foi dado, foram constituídos verdadeiros e autênticos Mestres da Fé, Pontífices e Pastores.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário